(31) 3281-1211

(31) 99690-3154

(31) 3281-1211

(31) 99690-3154

#
Voltar para Blog

Há tratamento para cicatriz de acne?

jul 9, 2024 | Dermatologia | 0 Comentários

Há tratamento para cicatriz de acne?

jul 9, 2024 | Dermatologia | 0 Comentários

mulher com cicatriz de acne

A acne acomete mais de 90% dos adolescentes e, entre 12 e 14% dos casos, persiste na idade adulta. Isso pode ter implicações psicológicas e sociais.

A causa da acne é multifatorial e inclui aumento da secreção sebácea, alteração dos lipídios da pele, atividade androgênica no folículo e hiperqueratinização folicular. Esses eventos estimulam o processo inflamatório, ruptura folicular e formação de abscesso, que acarretam uma cascata de processos de cicatrização tecidual.

Possíveis consequências da acne são as cicatrizes de acne, que são marcas deixadas na pele após a cicatrização de espinhas, cravos ou outras lesões relacionadas à acne. Falarei delas a seguir.

Conheça os tipos de cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne podem ser de diferentes tipos, como cicatrizes atróficas, que são depressões na pele, ou cicatrizes hipertróficas, que são elevações na pele. As cicatrizes atróficas são 3 vezes mais comuns do que as hipertróficas.

Entre as atróficas, temos:

  • Icepick: são profundas e finas (2mm), com formato em V
  • Boxcar: são largas, com formato em U, podendo ser rasas ou profundas
  • Rolling: dão aparência ondulada a pele

Entre as hipertróficas, temos: 

  • Hipertróficas: são tipicamente róseas, elevadas e firmes
  • Queloides: são semelhantes às hipertróficas, mas ultrapassam as bordas iniciais das lesões 

Acredita-se que 1% da população tenha cicatrizes de acne. Além disso, todas as áreas com grandes concentrações de glândulas sebáceas podem ser envolvidas, particularmente a face, costas e peito.

Existem vários fatores que contribuem para o desenvolvimento de cicatrizes de acne, incluindo a gravidade da acne, o tipo de lesão, a genética e a forma como a acne foi tratada. Essas cicatrizes podem afetar a autoestima e a confiança de uma pessoa, especialmente quando estão localizadas no rosto.

cicatrizes de acne no rosto

Tratamento para cicatriz de acne

Felizmente, existem várias opções de tratamento para cicatriz disponíveis para ajudar a reduzir a aparência das cicatrizes de acne. Alguns tratamentos comuns incluem:

  • Laserterapia
    Lasers ablativos removem tecido cicatricial alterado da superfície e firmam as fibras colágenas na derme. Os mais utilizados são o laser de CO2 e o Erbium Yag. Já os não ablativos estimulam a formação de colágeno e firmeza na pele. São usados os laser de Nd-Yag e Diodo.

  • Microagulhamento e radiofrequência microagulhada
    O microagulhamento é feito com um rolo estéril com agulhas para fazer punturas na pele, enquanto a radiofrequência microagulhada e feita de forma robótica com uma ponteira que se assemelha a um carimbo com agulhas e há disparo da radiofrequência quando a agulha está dentro da pele, auxiliando ainda mais na melhora da flacidez e remodelação do colágeno.
  • Bioestimuladores
    Hidroxiapatita de cálcio e ácido polilático estimulam a produção de colágeno e a regeneração tecidual.
  • Preenchimentos dérmicos
    Produtos a base de ácido hialurônico podem elevar algumas cicatrizes até a superfície da pele.
  • Cirurgias
    Elevação das cicatrizes e excisão de traves fibróticas que puxam a pele para baixo melhoram a aparência das cicatrizes.
  • Dermoabrasão
    Fazemos um lixamento mecânico da pele, com o objetivo de promover a reepitelização.
  • Peelings químicos
    Consiste na aplicação de produtos químicos na pele para destruir a camada superficial da pele e acelerar o processo de reparação.
  • Crioterapia
    As baixas temperaturas reduzem o fluxo sanguíneo e levam a necrose tecidual.
  • Microinfusão de medicamentos na pele (MMP)
    Injeção de corticoides ou outras substâncias para reduzir o volume, espessura e textura das cicatrizes hipertróficas e melhorar sintomas de prurido e desconforto.

Todos esses procedimentos ajudam a estimular a produção de colágeno na pele, melhorando sua textura e suavizando as cicatrizes.

Além disso, produtos tópicos contendo ingredientes como ácido salicílico, ácido glicólico, retinoides e vitamina C podem ajudar a melhorar a aparência das cicatrizes de acne ao longo do tempo.

É importante ressaltar que cada caso de cicatrizes de acne é único, e o tratamento mais adequado pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, é recomendado consultar um dermatologista para obter uma avaliação profissional e um plano de tratamento personalizado. Com o tratamento adequado, é possível melhorar significativamente a aparência das cicatrizes.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *