(31) 3281-1211

(31) 99690-3154

(31) 3281-1211

(31) 99690-3154

O que é Cirurgia Geral?

A cirurgia geral é uma especialidade médica que se dedica ao tratamento de diversas patologias por meio de procedimentos cirúrgicos. Os cirurgiões gerais são capacitados para realizar uma ampla variedade de intervenções, desde cirurgias de emergência até procedimentos eletivos.

Quais são os tipos de cirurgias realizadas na Cirurgia Geral?

Existem diversos tipos de cirurgias que podem ser realizadas por um cirurgião geral, incluindo a apendicectomia, colecistectomia, herniorrafia, entre outras. Cada tipo de cirurgia é indicado para tratar uma determinada condição médica e pode ser realizada de forma minimamente invasiva ou convencional.

Apendicectomia

A apendicectomia é o procedimento cirúrgico realizado para a remoção do apêndice, geralmente devido a uma inflamação aguda conhecida como apendicite. A cirurgia é realizada de forma emergencial para evitar complicações graves, como a ruptura do apêndice.

Colecistectomia

A colecistectomia é a cirurgia realizada para a remoção da vesícula biliar, geralmente devido a cálculos biliares ou inflamação da vesícula. O procedimento pode ser realizado de forma minimamente invasiva, por meio da laparoscopia, ou de forma convencional, com uma incisão maior.

Herniorrafia

A herniorrafia é o procedimento cirúrgico realizado para corrigir uma hérnia, que ocorre quando um órgão ou tecido se projeta através de uma abertura na parede muscular. A cirurgia é indicada para evitar complicações, como estrangulamento da hérnia.

Colectomia

A colectomia é a cirurgia realizada para a remoção de parte ou de todo o cólon, geralmente devido a condições como câncer de cólon, doença inflamatória intestinal ou obstrução intestinal. O procedimento pode ser realizado de forma aberta ou por laparoscopia.

Vesicostomia

A vesicostomia é o procedimento cirúrgico realizado para criar uma abertura na parede abdominal para drenagem da urina diretamente da bexiga, geralmente em casos de obstrução do trato urinário ou disfunção da bexiga. A cirurgia é indicada para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Esplenectomia

A esplenectomia é a cirurgia realizada para a remoção do baço, geralmente devido a traumatismos, doenças hematológicas ou tumores. Após a cirurgia, o paciente pode ficar mais suscetível a infecções, sendo necessário acompanhamento médico especializado.

Proctocolectomia

A proctocolectomia é a cirurgia realizada para a remoção do cólon e do reto, geralmente devido a condições como colite ulcerativa ou doença de Crohn. O procedimento pode envolver a criação de uma bolsa ileal ou a confecção de uma ileostomia temporária ou permanente.

Lobectomia Pulmonar

A lobectomia pulmonar é a cirurgia realizada para a remoção de um lobo do pulmão, geralmente devido a tumores, infecções ou doenças pulmonares. O procedimento é indicado para preservar a função pulmonar e evitar a disseminação de doenças.