(31) 3281-1211

(31) 99690-3154

(31) 3281-1211

(31) 99690-3154

Conheça os tipos de alopecia e seus tratamentos

Queda de cabelo

Queda de cabelo

Tipos de alopecia

O que é?

A alopecia é a queda de cabelo em grande quantidade ou rarefação dos cabelos e pode afetar homens e mulheres, em diferentes graus.

Como existem diversos tipos de alopecia, que variam de acordo com a forma como os fios de cabelo são afetados e o ponto do ciclo de cabelo em que o crescimento deixa de acontecer e o fio cai. Por isso, é imprescindível a consulta com o médico dermatologista para um diagnóstico preciso para seu caso.

Quando devo consultar?

queda de cabelo

A consulta com um dermatologista deve ser agendada assim que o paciente notar sintomas como ausência ou rarefação de pelos, excesso de cabelo em escovas, lençóis e fronhas ou no chão, ao lavar os cabelos. Dessa forma, o tratamento se iniciará o mais rápido possível.

O médico, muitas vezes, solicita a tricoscopia, que é um exame detalhado do cabelo que auxilia no diagnóstico e permite avaliar com maior precisão o diagnóstico, a atividade da doença e resposta ao tratamento.

Na maioria dos casos, a alopecia tem tratamento e pode trazer um retorno total ou parcial dos pelos que foram perdidos ou evitar que o paciente perca ainda mais cabelo. Em muitos casos, a queda de cabelos é progressiva e requer tratamento prolongado.

Tratamento

Queda de cabelo

Os tratamentos variam entre os diferentes tipos de alopecia, o que faz com que um tratamento indicado para uma doença possa ser até contraindicado para outra. Entre as formas de tratamento, estão inclusas: o uso de medicamentos orais e tópicos, a MMP (microinfusão de medicamentos na pele) e a aplicação de lasers.

Para obter bons resultados é fundamental também uma alimentação saudável e bem equilibrada, com todos os nutrientes. Por esse motivo, recomendamos uma avaliação nutricional.

Tipos de alopecia

queda de cabelo

Alopecia androgenética

De causa genética, ocorre um afinamento progressivo dos cabelos e redução do número de fios por unidade folicular (grupos de cabelos), com consequente redução de volume do cabelo. O ciclo capilar também fica encurtado e nota-se maior queda de fios.

Eflúvio telógeno

Vários pelos que estavam em fase de crescimento entram precocemente em fase de queda e se percebe aumento do número de fios que caem por dia e redução do volume de cabelo. É comum após parto, cirurgias, COVID, dengue, perda de peso, alterações de tireoide, anemia, má alimentação, etc.

Alopecia frontal fibrosante

Assim como no líquen plano pilar, a inflamação resulta em áreas de alopecia cicatriciais, principalmente na região da testa, levando a um recuo da linha de implantação capilar.

Lúpus eritematoso discóide

Doença autoimune do tecido conjuntivo, mais comum em mulheres, que causa áreas de vermelhidão e descamação no couro cabeludo e pode resultar em áreas sem cabelos.

Foliculite decalvante

Se inicia com foliculite pustular (bolinhas de pus em volta dos folículos capilares), evolui com cabelos em tufos e pode culminar com áreas de cicatrizes.

Foliculite dissecante

Ocorrem nódulos e abscessos no couro cabeludo e áreas de alopecia cicatricial.

Alopecia traumática

Surge como consequência de um trauma ou pancada em alguma área do corpo, ou devido ao hábito de arrancar fios de cabelo.

Alopecia por tração

Acontece em pacientes que ficam com os cabelos presos por muito tempo, de forma muito apertada. Penteados como tranças, dreads, coques e rabos de cavalo, feitos com muita tração, podem causar a queda do cabelo e, em alguns casos, esta pode ser irreversível.

Alopecia areata

Ocorre uma inflamação em torno do folículo capilar, desencadeada por fatores genéticos, emocionais ou autoimunes. Geralmente se inicia com falhas arredondadas no couro cabeludo, barba ou outros locais do corpo, podendo acometer todo o couro cabeludo ou todos os pelos do corpo.

Dermatite seborreica

Ocorre inflamação e descamação no couro cabeludo.

Líquen plano pilar

É uma inflamação intensa nos folículos capilares que resulta em falhas com aspecto de cicatriz, de causa desconhecida.