Rejuvenescimento Facial
O que é?
Todas as pessoas, homens e mulheres, querem estar naturalmente bem, para a idade que tem. A pele é um conjunto de camadas e, na maioria dos casos, todas devem ser tratadas para um rejuvenescimento facial satisfatório. As 4 técnicas abaixo são usualmente incluídas nos tratamentos para um resultado de melhora global:
O relaxamento da musculatura, feito com toxina botulínica, promove melhora das rugas de expressão e impede as rugas estáticas e a reabsorção óssea ao longo do tempo.
A reposição de volume, realizada com ácido hialuronico, é realizada nos locais onde já houve perda de volume ou em locais estratégicos de sustentação do rosto, para efeito preventivo. O reposicionamento dos tecidos é alcançado através de ultraformer, bioestimuladores e fios.
A renovação da pele, para melhora de rugas, poros abertos, cicatrizes e rugas, é conseguido com peelings, lasers e microagulhamento.
Lista de Tratamentos
rejuvenescimento facial
Uso do botox para rugas de expressão
A toxina botulínica é uma proteína produzida em laboratório por uma bactéria chamada Clostridium botulinum é utilizada desde 1989 para fins terapêuticos, e desde os anos 2000 em procedimentos estéticos. Há anos esse é o tratamento estético mais realizado em todo o mundo.
-
O que é toxina botulínica?
O botox também é usado no tratamento de enxaquecas, hiperidrose (suor excessivo) nas axilas, mãos, pés e outros locais, bruxismo e espasmos musculares. Seu uso também é recomendado para melhorar discrepâncias em casos de paralisias faciais.
-
No rejuvenescimento facial, ela ameniza as rugas de expressão da “cara de brava” (rugas que aparecem entre as sobrancelhas), rugas da testa e pés de galinha (ao redor dos olhos). Além disso, reduz a contração do pescoço (que puxa o rosto para baixo) e ameniza a exposição da gengiva nos casos de sorriso gengival.
-
Botox para rugas de expressão
O tratamento é rápido e seguro, quando feito por profissionais experientes. O efeito começa a ser visto de 3 a 5 dias após a aplicação, o efeito final ocorre após cerca de 15 dias e ele dura em torno de 4 a 6 meses. Pacientes que são muito expressivos, que fazem exercícios físicos intensos, tem fotofobia e não usam óculos de sol podem ter a duração da ação reduzida.
-
Como é feita a aplicação do botox?
A injeção de toxina botulínica em um músculo ou na pele é feita com uma agulha bem fininha e provoca uma paralisia ou uma atenuação da contratura muscular do mesmo, causando melhora nas rugas de expressão, devido à diminuição da força de enrugar o local.
-
Pós-Procedimento
A pessoa pode retomar suas atividades rotineiras logo após a aplicação. Entretanto, efeitos colaterais, como pequenos hematomas, leve edema e dor de cabeça podem ocorrer após a aplicação. Ptose (queda) da pálpebra é bem rara e temporária
-
Retornos
Doses corretas e intervalo mínimo de 3 meses entre as sessões são importantes para manter o benefício da toxina e prevenir falta de resposta em tratamentos posteriores.
O resultado é muito natural, o paciente adquire uma expressão mais descansada e relaxada, sem nenhum aumento de volume.
Preenchimento com ácido hialurônico e reestruturação facial
O ácido hialurônico é um biopolímero formado por ácido glucurônico e N-acetilglicosamina, que preenche os espaços entre as células. Assim, quando o ácido hialurônico é injetado na pele, ele absorve água e sustenta a pele ou preenche os espaços que estão afundados.
-
Preenchimento com ácido hialurônico para reestruturação facial
A reestruturação da face é feita através da colocação estratégica de ácido hialurônico para reverter a perda de volume da face e a queda dos tecidos em função da gravidade. Características pessoais que desagradam, como nariz com giba ou ponta caída, queixo retraído, lábios muito finos, olheiras profundas e alguns tipos de cicatrizes de acne também podem ser tratados com esse procedimento. Por isso ele é chamado por alguns profissionais de harmonização facial.
-
Quem pode fazer esse tipo de tratamento?
Não há uma idade certa para iniciar o tratamento, por isso, o primeiro passo é uma consulta médica minuciosa de cada caso, levando em consideração o que incomoda o paciente e o que, do nosso ponto de vista técnico de especialista, desfavorece o indivíduo.
-
Aplicação
- Têmporas
- Maçãs do rosto
- Sulcos nasogenianos (bigode chinês)
- Lábios
- Olheiras
- Queixo
- Mandíbula
-
Efeitos
- Sustentação de tecidos e estruturas faciais
- Melhora do contorno facial
- Diminuição das rugas e linhas de expressão
- Hidratação da pele
- Amenizar sulcos e depressões
- Preencher olheiras
- Melhorar o contorno do nariz
- Melhorar a projeção do queixo
Tratamento de flacidez e reposicionamento
O colágeno é essencial para a firmeza e sustentação da pele. Com o envelhecimento, a produção de colágeno pelo corpo diminui. Procedimentos minimamente invasivos, como os bioestimuladores de colágeno, podem reativar essa produção e criar um “estoque de colágeno” na pele. Durante esses tratamentos, substâncias são injetadas em pontos estratégicos para restaurar a firmeza e melhorar os sulcos e o contorno do rosto.
Os produtos utilizados incluem aqueles a base de hidroxiapatita de cálcio (Radiesse e HarmonyCa), ácido polilático (Sculptra e Ellleva) ou policaprolactona (Ellansé).
-
Indicações
- Pele do rosto fina e sem elasticidade
- Sulcos secundários a flacidez
- Perda de volume facial
- Perda de contorno da face
-
Resultados
Os primeiros resultados começam a aparecer cerca de 4 semanas após a primeira sessão, continuando a melhorar até atingir o efeito máximo entre 4 e 6 meses. Esse efeito dura, em média, de 18 a 24 meses. Normalmente, são realizadas de 1 a 3 sessões mensais no primeiro ano, seguidas de 1 sessão de manutenção anual.
-
Ultraformer MPT
Outra opção para a flacidez através do estímulo de colágeno é o ultrassom microfocado (Ultraformer MPT). Essa tecnologia emite ondas de ultrassom focalizadas que provocam múltiplas pequenas zonas de coagulação térmica que atingem a pele em diferentes camadas, causando microlesões controladas que estimulam a produção de colágeno e elastina, recuperando a firmeza da pele e promovendo um efeito lifting.
-
O Ultraformer MPT possui ponteiras específicas para tratar diferentes áreas e profundidades, o que permite personalizar o tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente. As ponteiras microfocadas são utilizadas na face para tratar a parte mais superficial da pele e a fáscia muscular, melhorando a flacidez. A variedade de ponteiras e de ajustes de parâmetros permite personalizar os tratamentos de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente, garantindo um resultado eficaz.
-
Fios de PDO
Os fios de PDO também fazem parte do arsenal que estimula a formação de colágeno, gerando firmeza e redução de rugas na pele. São indicados para tratamento da flacidez do rosto e pescoço.
A aplicação é rápida e deve ser feita por médico treinado, após avaliação individualizada e identificação das necessidades do paciente. Podem aparecer hematomas nos locais de aplicação, que desaparecem em poucos dias.
Renovação da pele
A uniformização do tom e da textura da pele é o foco principal para quem tem melasma, manchas e cicatrizes, pois elas afetam diretamente a imagem pessoal.
Por isso, é muito importante, durante a consulta médica, estabelecer protocolos individuais e exclusivos de bloqueadores solares e clareadores para cada paciente. Além disso, o paciente irá receber orientações personalizadas sobre hábitos saudáveis de exposição ao sol, para a regeneração da pele com manchas e prevenção de recidivas.
-
Peelings químicos
Os peelings químicos consistem em aplicações de ácidos, na face, com o objetivo de melhorar a aparência de melasma, manchas e acne. São procedimentos, em geral, indolores, podendo ocorrer apenas um leve ardor momentâneo com algumas substâncias. A pele pode descamar de 3 a 5 dias após o tratamento e geralmente já está recuperada cerca de 7 a 10 dias depois.
-
Laser picoway
Já o laser picoway foi desenvolvido para tratamento de melasma e melanoses. Ele é um laser muito rápido, de picosegundos, que tem efeito fotoacústico. O laser picoway quebra o pigmento e não gera calor e também não danifica o tecido em volta, sendo o mais seguro para pacientes com melasma, pois não estimula o melanócito, a célula que produz o pigmento na pele. Além disso, estimula a formação de colágeno. Podem ser utilizadas 3 ponteiras diferentes, escolhidas de acordo com a profundidade do melasma e das manchas na pele.
-
Microagulhamento e lasers fracionados
Já as rugas, cicatrizes de acne e os poros abertos, são lesões que, embora não desapareçam totalmente, melhoram bastante com tratamentos feitos em etapas e combinação de diferentes procedimentos.
Assim, no tratamento podem ser utilizados os lasers fracionados de CO2 e Erbium, que são feixes de luz que penetram na pele e o microagulhamento, que utiliza microagulhas descartáveis para fazer essa penetração. Todos esses tratamentos estimulam a reorganização e nova formação de colágeno.
Nos tratamentos a laser e microagulhamento, é recomendável passar uma pomada anestésica cerca de 1 hora antes para melhor tolerância à dor.
-
Quais são os efeitos colaterais dos procedimentos?
Pode ocorrer leve vermelhidão e inchaço após o laser picoway e o microagulhamento, que resolvem em cerca de 3 dias. Nos locais de manchas de sol, pequenas casquinhas podem persistir por até 2 semanas e, em áreas mais sensíveis, alguns pontinhos de sangue podem ficar por cerca de 7 dias.
Já nos lasers fracionados, a pele demora cerca de 7 dias para se recuperar como um todo. Após 2 a 3 dias, é permitido uso de filtros solares e maquiagem.
Resumindo, para melasma e manchas de sol, a primeira opção, usualmente, é o laser picoway. Para vasinhos, a luz pulsada. Para rugas e cicatrizes, os lasers fracionados.